PROPOSTA PEDAGÓGICA

A educação, dever da Família e do Estado, inspirado nas idéias de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, sua formação contínua, o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
 
O Instituto de Educação e Cultura COEDUP, a fim de garantir o cumprimento da finalidade proposta, deverá:
   
Universalizar o acesso à escola e assegurar a qualidade do atendimento garantindo a permanência do aluno com sucesso nas suas aprendizagens;
Garantir a igualdade de condições a todos e a valorização da diversidade, considerando a forma singular com que cada aluno se aproxima e se apropria do conhecimento, exercendo no convívio escolar as relações de respeito e cooperação;
Socializar o conhecimento historicamente construído, de forma que seja reelaborado, com suas peculiaridades sócio-culturais;
Oportunizar aprendizagens para a formação de sujeitos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade, solidariedade, percebendo-se responsável na sociedade.
   
 

ENSINO FUNDAMENTAL

“Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
Paulo Freire
 
Ao final do ensino fundamental, o aluno deverá ser capaz de:
   
Considerar as situações comunicativas e o contexto social para comunicar-se, aprimorando o uso da linguagem nas suas diferentes formas de expressões: verbal, matemática, gráfica, corporal e artística.
Perceber-se como sujeito que depende, integra, atua e modifica a natureza, conscientizando-se da importância de sua preservação para a melhoria da qualidade de vida.
Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens comuns que devem ser promovidos por ação individuais, coletivas e do poder público.
Formular e resolver situações-problema a partir da realidade, fazendo uso de estratégias pessoais, criatividade, análise crítica e pensamento lógico.
Desenvolver uma visão histórico-crítica e uma postura participativa no mundo, utilizando-se do diálogo, do respeito, da cooperação e da solidariedade nas situações cotidianas.
Construir progressivamente a noção de identidade pessoal e nacional, desenvolvendo atitudes de participação e transformação da sociedade.
Conhecer o Brasil nos seus aspectos: econômico, social, político e cultural, entendendo e valorizando sua pluralidade, desenvolvendo o sentimento de respeito à diversidade e de repúdio a todas as formas de discriminação.
Desenvolver o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e social.
Desenvolver procedimentos de busca e tratamento da informação tendo acesso às diferentes fontes e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
   

ENSINO MÉDIO

 
No Ensino Médio o objetivo é a formação integral do adolescente.
   
Dar prosseguimento à obra educativa do ensino fundamental e propiciar aos adolescentes a sua formação integral;
Acentuar e aprimorar a formação cívica e humanística dos alunos;
Dar um preparo intelectual geral, que sirva de base a estudos superiores;
Constituir-se como instrumento para a necessária exploração vocacional dos educandos, dando ao aluno a oportunidade de escolher a habilidade que melhor se adapte às suas capacidades;
Proporcionar aos alunos a preparação para o trabalho, levando-os à reflexão sobre o mundo do trabalho, à oferta de informações sobre a natureza das ocupações nos diferentes setores da economia, ao desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes que os instrumentalizem e os tornem capazes de resolver problemas da vida e do trabalho.
   

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